segunda-feira, 19 de maio de 2008

Técnicas de Oratória Simples

“Técnicas de Oratória para Grupos de Trabalho”

§ Aplicações: Gerais.
§ Alcance: Líderes de Grupo, Supervisores, Gerentes, Etc.
§ Objetivo: Determinar técnicas e pequenos conceitos para otimizar trabalhos de grupo.



1. Preparação: Determine e prepare o assunto a ser discutido.Sem a intenção de influenciar, mas de gerenciar as discussões, esboce os possíveis caminhos para o objetivo. Divida tarefas e otimize esforços.Assim o possível “Brainstorming” que surgirá de sua reunião será proveitoso.Planeje sempre antes de executar.Elabore planos de contingências, os famosos alternativos.Determine horário de início, paradas e Finalização com conclusão.Deixe alguns minutos para possíveis desvios de curso, onde o tempo antes da ação minimiza conflitos...Mas sempre, sempre...Deixe o grupo em aviso de quem esta no comando, frases como:...”Pessoal à colega têm uma dúvida que pode ser comum a outros. Vamos ouvir”. ou “...Pessoal estamos desviando do tema..vamos anotar, pois é importante e , se o GRUPO achar interessante marcamos uma nova reunião para tratá-lo como merece...”, etc e tal.Não torne o material pesado, cansativo,se for o caso divida o tema, ou melhore a apresentação.Leve em conta perfil da platéia, função, idade, etc.Isto já garante algumas medidas na conduta e nas contingências.Se houver contrastes complicadores, isole-os.Faça a apresentação em duas etapas sem ferir sentimentos.
2. Área: A área deve ser confortável e permitir que nada distraia a atenção do grupo, a menos que haja esta intenção, pois tudo deve ser previsto para ser controlada por quem esta à frente do grupo, criando-se aqui também um plano de contingência para as situações imprevistas, até uma antecipação de “coffebreak” pode ser um plano de contingência para tais eventos/ situações imprevistos (as), mas, nunca tenha apenas um, lembre-se sempre: “... dois pontos uma reta”.
3. Layout: Deve ser, primeiramente, em função do número de pessoas, espaço e recursos (Microfone, Flip-Chart, PowerPoint, etc). O comum entre as possibilidades é a condição do orador poder circular, fixar olhar a todos, fazer-se ouvir e, sempre, controlar as discussões.A mais simples é a em forma de arco, onde o orador posiciona-se estrategicamente como uma “flecha”, podendo “acertar” qualquer posição da platéia.A disposição de lugares, quando pequeno, é sempre interessante, podendo ajustar-se com uma apresentação dos participantes, onde inúmeras informações para o bom andamento e para os planos de contingência são reconhecidos, são exemplos:

§ Formule um exemplo de apresentação que tenha haver com a discussão, mas que sempre force a identificação e o reconhecimento do elemento ao grupo (Nome, profissão, empresa, setor, filho, etc).Faça uma anotação das apresentações e indexe o local onde ela irá ficar, pois a seguir outra técnica irá detalhar o porque deste cuidado.Identifique, pelo modo de falar, de expressão, de postura, pelo cargo, etc, pessoas que possam polarizar a discussão, estas devem posicionar-se ao seu lado, para que você as tenha sobre controle, onde qualquer desvio de discussão poderá ser suprimido sem causar divisão ao grupo e/ou comentários paralelos e desaglutinadores.Identifique também pessoas com o perfil tímido, simples, e as coloque do lado das falantes excessivas, o “meio” a meio “deverá se fazer presente, o restante siga seu” feeling “, tomando cuidados sociais (Política, Religião, etc). A indexação entra para em determinadas situações, pelo nome, você manter a ordem e a conduta, mostrando indiretamente o controle que têm da situação”. Sempre circule pelo ambiente, sempre o faça com os olhos não fixe-se em um ponto ou pessoa , lembre-se o GRUPO é importante, seja acessível “a todos sem exclusividade.Abandone frases destrutivas como: Não concordo, não acho boa a idéia, etc. Substitua-as por “..concordo em parte “...e explique o ponto em acordo sempre dando ênfase..depois fale do ponto em desacordo dando as explicações devidas. Experimente também :”...Aproveitando a idéia do Sr(a) Fulano..” e coloque com as palavras e o conceito deste as suas idéias, modificando-as sem receber o crédito, mas conduzindo o grupo ao debate, dentro da lógica do objetivo.NUNCA exponha ninguém.Até no seu controle de indexação Local x Perfil x Pessoa, onde você controla participação, idéias dadas , compromissos assumidos, etc...cuidado! O que se registra em papel têm força , assim como palavras ditas e mal Interpretadas.
4. Conduta: Firme sem arrogância e empáfia.Atente para a platéia e identifique o linguajar médio a ser utilizado, sem menosprezar e sem supervalorizar tendências.Seja flexível. Não permita conversas paralelas que atrapalhem exposições ou raciocínios de ninguém, leve em conta os perfis para poder agir sem parecer rude para quem defende e para quem está sendo repreendido . Procure ouvir muito e falar o suficiente...as vezes isto até será em excesso...mas ajuda ao grupo a se encontrar . Pratique as técnicas de treinamento mentalmente e saberá se o grupo poderá absorver o tema de uma vez ou necessita de pequenos trabalhos extras.São estas as técnicas: “Faço , Fazemos e Você faz” , sempre com supervisão e eliminação das dúvidas. Após tal período, entra a “ Conscientização, o Questionamento e a Execução” sobre os resultados , podendo inclusive ser retrabalhado a forma que o treinador esteja atuando, e não o treinando, levando-nos a primeira etapa novamente. O importante sempre é o reconhecimento REAL e transparente entre o grupo. A humildade de quem aprende, mas ,sobretudo , a de quem ensina , pois ambas são atividades eternas de quem quer melhorar sempre.Conduza a reunião, sem perder o foco do tema, do tempo,das participações, das ações, das responsabilidades, dos tempos para estas execuções de tarefas, tempo para compilá-las e, finalmente concluir a missão.Planeje,faça,Check e Acompanhe.Mantenha sempre o humor e tenha algumas colocações, de acordo sempre com a platéia , de pequenas “ tiradas”, piadas, ou exemplos engraçados, sem perder a seriedade do assunto, pois o riso é sempre a melhor ginástica, física e mental...alivia, desperta e anima.
5. Use sempre um tom regular, não altere, faça-o apenas quando explanando em situações ditas “ professorais”, fora isso , tom médio, baixando se houver murmúrios, forçando a pessoa a notar a perturbação e paralisar.Em paradas para tirar dúvidas e /ou não programadas anote onde parou.Pois pode ser técnica da outra parte para inibir seqüência de raciocínio(Quebra de ritmo) , ou pode ser apenas uma pessoa inconveniente.Porém, sendo algo a somar, a anotação nunca será demais, mesmo que por necessidade do orador para retornar a um assunto passado e melhor explorá-lo ou explicá-lo.





Boa Sorte,

Adriano Henriques Cosmo da Silva.

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