sexta-feira, 16 de março de 2012

"Profissional Brilho nos Olhos" texto divulgado no Grupo COMUNIDADE BRASILEIRA DE LEAN SIX SIGMA, recuperado por Francisco Malafaia.

Mercado aquecido, empresas buscando profissionais em praticamente todos os segmentos e, ainda assim, há vagas que ficam abertas por meses. É fato que falta mão de obra qualificada tecnicamente, porém há um consenso entre os profissionais que trabalham com recrutamento e seleção de que, para algumas atividades, o treinamento técnico é bem possível e eficaz, mas o que está difícil de encontrar mesmo é o “brilho nos olhos”. Isso não se ensina.

Pode parecer subjetivo, mas tentarei explicar da forma mais objetiva possível o que selecionadores e gestores estão buscando quando citam o tal “brilho nos olhos”:


- Entusiasmo
- Motivação
- Interesse
- Vontade de aprender
- Curiosidade
- Persistência
- Determinação
- Querer

Ninguém aprende a ter entusiasmo, da mesma forma que ninguém consegue fingir que tem motivação ou sem parecer falso. Os entrevistadores percebem isso com facilidade.

Atitudes como essas iluminam o rosto, tornam a voz mais intensa, mudam a postura corporal e tudo isso sem que a pessoa tenha muita consciência. É quase um estado de enamoramento. Gostar do que faz... faz diferença. Às vezes brinco com meus clientes que, quando a pessoa gosta do que faz, faz pelo simples prazer de fazer. Faz até de graça, mas é bom que a empresa não saiba disso.

Curiosamente, a recompensa financeira vem. Pelo resultado do envolvimento. É um prazer ver alguém executando a tarefa que gosta. Quem faz está tão envolvido que nem percebe o tempo passar.

É nítida a diferença entre aquele que faz o que gosta e aquele que tem que fazer ou que aprendeu a fazer mas sem um querer verdadeiro.

Quando encontro profissionais assim, tenho vontade de conhecer sua história. Na maioria das vezes, o que essas pessoas fazem está alinhado com seus valores mais íntimos, com algo que acreditam, pois percebem que há valor e sentido no que estão fazendo. Fica a dica. O que faz sentido na sua vida que poderia ser aplicado em uma atividade profissional?

Fonte: ClickCarreira

Nenhum comentário:

As informações e experiências contidas neste BLOG ajudaram?